sexta-feira, 29 de julho de 2011

FOTO: PORTO MADERO


















Foto: Porto Madero - Buenos Aires - Argentina/Vanorley

FOTO: PONT DE BIR-HAKEIM Paris















Paris uma cidade de muitas pontes. A pont de Bir-Hakeim é uma das que me agradam mais. Construída em 1907, tem detalhes muito mais interessantes do que os viadutos de S.Paulo.
Texto e foto(Pont Bir-Hakeim Paris, France) Vanorley

FOTO: Nürnberg Kaiserburg















Um dos poucos locais em Nuremberg que foram preservados pelos bombardeios durante a II Guerra Mundial. O Castelo do Kaiser ou Kaiserburg, no topo da colina foi um deste lugares. A maioria da cidade virou pó. Nas muralhas deste castelo ainda hoje permanecem buracos de bala.
Texto e Foto(Nürnberg Kaiserburg) Vanorley

FOTO: COLISEU


















Foto: Coliseu de Roma -Italia/Vanorley

FOTO: CHÂTELET PARIS















Há quem diga que muitas de minhas fotos não tem gente. Eu prefiro as que tem. Lugares são interessantes, mas o ser humano é muto mais. Imagine esta cena no bairro de Châtelet em Paris, sem ninguém. Seria nada. Mas as pessoas se sentem incomodadas ao sentirem sendo fotografadas.
Texto e foto: Châtelet Paris France - Vanorley

FOTO: Typisch österreichische Haus in Innsbruck















Típica casa em Innsbruck na Áustria. A cidade só escapou de ser varrida do mapa pela RAF na II Guerra Mundial, graças a neblina que encobriu o local por vários dias. Nesta cidade Napoleão teve uma de suas mais vergonhosas derrotas para os austríacos. Queria eu morar nesta cidade.
Texto e foto(Innsbruck - Austria) Vanorley

FOTO: Chiemseebahn Zug, abfahrt zum bahnhof
















Trem que circula até hoje pela cidade de Prien na beira do lago Chiem, na Alemanha. Alles gut!
Texto e foto(Prien zug)

FOTO: Prezidentské stráže - Pražský hrad




















Embora ache totalmente desnecessário dizer, Prezidentské stráže - Pražský hrad quer dizer Guarda presidencial do castelo de Praga. Lógico, totalmente desnecessário. O idioma da República Tcheca é simples.
Texto e foto(Guarda do castelo de Praga - R. Tcheca) Vanorley

FOTO: VLEESCHHOUWERIJ


















Esta não precisa nem traduzir. Quem não sabe o que é um VLEESCHHOUWERIJ?
Texto e foto (açougue de carne de porco em Amsterdam - Holanda) Vanorley

FOTO: Az oroszlán szelíd
















Diriam os húngaros, "az oroszlán szelíd", leão manso. Que leão não fica manso perante uma mulher que sabe fazer charme na hora certa.
Texto e foto(Budapest - Hungria) Vanorley

FOTO: MINDIG ENYÉM AZ UTOLSÓ SZÓ!























O título da foto é a chamada da propaganda húngara no "outdoor". A propaganda diz " A última palavra é sempre minha". Com a "gata" de garota propaganda, reparem que está com martelo na mão, quem duvida?
Texto e foto(Outdoor de rua nas margens do Danubio em Budapest - Hungria)/Vanorley

FOTO: SZÉPSÉGSZALON


















Foto: Típico "shopping" interno, voltados para dentro de prédios em Budapest - Hungria/Vanorley

quinta-feira, 28 de julho de 2011

FOTO: SCHONBRUNN


















Foto: Estação Schonbrunn - Viena - Austria/Vanorley

FOTO: ORLOJ


















Foto: ORLOJ, Relógio Astronômico Medieval - Centro Praga - Rep. Tcheca/Vanorley

FOTO: HAUPTBAHNHOF


















Foto: Estação central de trens - Frankfurt - Alemanha/Vanorley

FOTO: COVENT GARDEN
















Foto: Covent Garden - Londres / Vanorley

FOTO: SEMPRE É TEMPO DE NATAL


















Muito cedo para o Natal? Se o espírito do Natal ficasse mais tempo com as pessoas, este se tornaria um mundo melhor.

Texto e foto(Galerias Pacífico-Buenos Aires): Vanorley

FOTO: PANELA VELHA É QUE DÁ COMIDA BOA


















Sergio Reis é um sábio. E as panelas de hoje, são muito melhores dos que as de antigamente.

Texto e foto(Ristorante Il Gatto): Vanorley

FOTO: TEM ENFERMEIRA DE OLHO


















Não sei porque, mas de vez em quando tenho a sensação de que tem enfermeira de olho em mim.

Texto e foto(um outdoor em Buenos Aires): Vanorley

quarta-feira, 27 de julho de 2011

FOTO: ENTRANDO NA AVENIDA























Queremos entrar nesta avenida, pegar este trânsito, este congestionamento, passar embaixo destes viadutos, entrar na curva com cuidado pois pode ter radar logo em frente. Somos assim, urbanóides por excelência. Adoramos a agitação e todos os males que o progresso nos proporciona. Saiam da frente que vamos entrar.

Texto e foto: Vanorley

FOTO: COPA DO MUNDO NO BRASIL



















Visando colaborar com todo o esforço público na realização da Copa do Mundo de Futebol no Brasil, desenvolvemos este útil manual para os turistas estrangeiros que aqui vierem.

MANUAL PARA COPA DO MUNDO NO BRASIL


Caro turista benvindo a Copa do Mundo no Brasil.


Veja a seguir as facilidades que nosso grande país tem a lhe oferecer durante sua estada em nossas cidades. As seguintes placas indicativas foram desenvolvidas exclusivamente para melhor orientar os turistas de nossos exclusivos serviços oferecidos. As citadas placas ainda não ficaram prontas e não sabemos quando ficarão, nem como serão e quanto custarão, mas isto não importa temos tempo para tudo isto e somos o país do futebol.



ZONA DE INTERESSE DE ASSALTO


Ao deparar com esta placa, você estará próximo a uma das muitas localidades em que poderá ser assaltado. Permaneça por alguns momentos neste local e nossos treinados assaltantes, trombadinhas, pungistas e outros profissionais do gênero lhe atenderão prontamente. Recuse imitações. Se o profissional que lhe abordar for legítimo usará a expressão: "perdeu mané" caso contrario será agente não autorizado do ramo.



ZONA DE INTERESSE DE DOAÇÃO EXPONTÂNEA


Estas placas sempre indicarão uma região onde o turista será abordado por pedintes, moradores de rua, nóias, bebados e desocupados interessados em levar sua grana por bem ou por mal. No caso de recusa de colaboração expontânea, certifique-se que não está em uma Zona de Interesse de Agressão, onde poderá além de ser extorquido, sofrer agressão para colaborar com a causa.



ZONA DE INTERESSE DE ATROPELAMENTO


Nossos motoristas, amadores ou profissiionais, foram treinados durante décadas nas melhores técnicas de atropelamento de pedestres. Se estiver em uma zona deste interesse, mesmo na calçada os serviços de atropelamento gratuito poderão ser fornecidos. As faixas de segurança também são utilizadas para melhor demarcar aonde o turista poderá ser atropelado. Aproveite.



ZONA DE INTERESSE DE EXTORSÃO


Caso o turista tenha a sorte de alugar um veículo em alguma de nossas cidades, poderá ser convidado por profissionais competentes denominados flanelinhas, a deixar recursos consideráveis de posse dos mesmos para que estes façam o favor de não estragar seu veículo ou até mesmo para não levar o mesmo. Estas zonas são espalhadas pelos melhores pontos de shows, espetáculos, jogos e atividades culturais. Sempre haverá um profissional competente pronto para lhe atender.



ZONA DE INTERESSE DE OBSTÁCULOS VIÁRIOS


O turista estrangeiro de passagem por nosso país não estará sujeito aquelas enfadonhas e desinteressantes calçadas utilizadas nos EUA e Europa. Nossas emocionantes calçadas e ruas foram desenvolvidas com os mais planejados buracos, com formas e profundidades diversas capazes de engolir qualquer pedestre ou veículo. Além disto, contamos com calçadas desniveladas, degraus inconvenientes, pisos ondulados e quebrados, pisos escorregadios e postes estrategicamente colocados no meio do caminho, orelhões, caixas de correio, centrais de telefonia, portas e portões de garage e com exclusividade de nossas cidades poderá cair, escorregar, tropeçar, afundar e se machucar leve ou gravemente na maior variedade de lixo depositado no meio do caminho. Caixas, sacos de lixo, pneus, restos de construção, galhos e troncos de årvores, sobras de bares e restaurantes e na imensa quantidade de cocô de cães que disponibilizamos por todos os cantos.



ZONA DE INTERESSE DE DESORIENTAÇÃO


Nossos locais públicos foram meticulosamente preparados para não lhe avisar ou informar de nada. Trens, metrô, portos, rodoviarias e aeroportos foram dotados dos mais perfeitos sistemas de alto falantes capazes de não informar nada pois o turista não conseguirá distinguir as mensagens entre chiados e interferências devidamente inseridas entre uma frase e outra proferidas pelos nossos locutores incapazes de soletrar um palavra em portuguës, quem dirá em algum idioma estrangeiro. Opcionalmente, o turista contará com placas escritas em idioma nacional, placas sujas, tortas, descascadas, antigas que indicam o que não mais deveriam indicar e o mais importante, placas que indicam o caminho ou a direçao errada a seguir, além de semaforos que piscam ou estão desligados, painéis eletrônicos com defeito, monitores fora de operação e e equipamentos desligados. Tudo gratuitamente oferecido aos nossos visitantes.



ZONA DE INTERESSE DE FALTA DE COMUNICAÇÃO


Caso o nosso ilustre visitante precise contar com o serviço de telefonia pública em nossas cidades, contará com exclusivos aparelhos públicos ou os conhecidos "orelhões" que são oferecidos no sistema quebrados, inoperantes, atacados por vãndalos. Os famosos aparelhos incompletos poderão ainda serem escolhidos pelo turista entre os sem gancho, sem fio, sem bocal, sem teclas ou os sensacionais sem linha. Tudo pensado para complicar a vida de nossos ilustres visitantes.



Caro turista, com certeza após sua estada em nosso país, ficará assombrado com tantas ofertas que jamais um país pode oferecer aos seus visitantes durante uma edição de Copa do Mundo.



Boa sorte. Vai precisar.


Texto e foto: Vanorley

FOTO: EU VEJO CHEIROS


















Sentidos. Todos alertas. Vejo cheiros que me encantam. Aromas são como fotografias, marcam e fazem lembrar.

Texto e foto: Vanorley

FOTO: PONTO DE VISTA


















Quanto se perde por deixar de ver, ou de notar? De uma Pietá urbana a um teto cheio de estilo, o importante é não perder a capacidade de notar. Sendo fotógrafo ou não.

Texto e foto: Vanorley

FOTO: PIETÁ PORTENHA


















Prefiro imagens bonitas, mas ainda não virei o rosto para as tristes. Esta que lembra a Pietá de Michelangelo que está no Vaticano, tem o agravante de serem personagens de carne e osso. Estas estavam em Buenos Aires, mas podem ser encontradas em qualquer lugar do mundo. Menos indiferença e mais solidariedade e teríamos menos Pietás no mundo.

Texto e imagem: Vanorley

terça-feira, 26 de julho de 2011

FOTO: SONÍFERA ILHA


















Sonífera ilha diante da qual paro, sento, cheiro, olho, ganho tempo de notar e de sentir. Aproveito o sono do silêncio e da paz que me envolve.
Texto e foto: Vanorley

FOTO: ENCRUZILHADA


















Uma encruzilhada, caminho a seguir, escolhas a fazer. Seco ou molhado? Sob sol ou sob chuva? Direita ou esquerda? Com calma, eu sigo todos, só para conhecer.
Texto e foto: Vanorley

FOTO: LUZ E SOMBRA


















Luz e sombra, Yin e Yang, claro e escuro, contrastes que dependem de escolha, ponto de vista, posição, estado de espirito. Eu prefiro o completo e procurar entender os lados.
Texto e foto: Vanorley

segunda-feira, 25 de julho de 2011

FOTO: GOTAS


















Foto: Vanorley

FOTO: TEMPESTADE


















O importante é enfrentar o que vem pela frente. Mesmo que no seu caminho tenha uma tempestade logo a frente, não desvie, a chuva passa, como tantas outras, mas seu caminho vai continuar lá te esperando.

Texto e imagem: Vanorley